Notícias

Home / Cidade / Notícias

Os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP) estão mobilizando-se para a aquisição de 100 mil doses de vacinas. Neste domingo, dia 14, a Prefeita de Itambaracá, Mônica Zambon, esteve reunida com outros prefeitos e prefeitas que integram o Consórcio para o debate e deliberação. O encontro entre os gestores foi virtual. A pauta foi a organização da Carta de Intenção para a Vacina Spotinik V,  que irá complementar às que também chegarão pelo Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde. 
A Prefeita informou que esta é uma ação estratégica, de mobilização, visando a luta pela proteção dos cidadãos. O documento foi protocolado pelo Cisnop nesta segunda-feira, dia 15, em cartório; o órgão já se encontra na fila da farmacêutica para a aquisição. Ela destacou que, assim como as demais prefeituras, o próximo passo é encaminhamento do Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Vereadores, para criação de dotação orçamentária para esta finalidade.  Nesta articulação, Itambaracá espera adquirir 2991 doses, num total orçamentário de R$ 149 mil. 
No último dia de 10 março, o Presidente Bolsonaro sancionou a lei que permite municípios, estados e consórcios públicos a negociarem aquisições de vacinas. A Prefeita informou, ainda, que esta é hora de todos os órgãos institucionais unirem-se para esta mobilização, e que conta com a Câmara para a apreciação e aprovação do orçamento de urgência para esta finalidade. O Município já tem disponibilizado o valor da participação na aquisição. Ela reforça a todos sobre importância dos cuidados de prevenção: usar máscaras, álcool em gel, distanciamento social, para minimizar os impactos desta doença até que todos sejam vacinados.