Notícias

Home / Cidade / Notícias

Um evento realizado nesta sexta-feira, dia 07, nas instalações do Centro de Educação Infantil Elza Ruiz, em Itambaracá, reuniu representantes de uma associação de catadores de recicláveis que atua na comunidade, a Prefeita Mônica Zambon, representantes da Prefeitura, do Colégio ECEL – de Bandeirantes - , e do Rotary Club. O objetivo do encontro foi mobilizar uma doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aos trabalhadores que atuam nas ações de coleta de recicláveis. Esta doação foi feita pelo Rotary, que esteve representado pela companheira Suely Aparecida Guerra Dias. Na semana anterior, ela esteve, juntamente com a direção do Rotary, no gabinete da Prefeitura, em um encontro com a Prefeita, onde explicitou sobre a importância desta ação. 

Durante o encontro, ela discursou enaltecendo a importância destes trabalhadores na comunidade, assim como a urgência na promoção de ações de proteção e cuidados. Ela informou que as doações foram frutos de uma campanha organizada entre os rotarianos, compreendendo as cidades de Bandeirantes, Abatiá e Itambaracá. 13 pessoas receberam os kits contendo luvas, óculos de proteção, máscaras, bonés, materiais de divulgação sobre formas de proteção. “O trabalho de vocês não é simplesmente pegar o lixo. Mas é um trabalho de sáude coletiva.É um trabalho muito importante. Preserva a saúde da comunidade”, disse a Professora Suely, representante do Rotary. 

A Prefeita, que abriu o encontro agradecendo a presença de todos, destacou a importância deste ato de parceria e solidariedade. Ela lembrou de que há um planejamento em andamento com a finalidade de regularização institucional da Associação, e de infraestrutura, estabelecendo novas formas de parcerias voltadas à saúde e a economia criativa. Ela informou, inclusive, que esteve em Curitiba cumprindo várias agendas nesta última semana e uma das pautas de debates foi esta.  

Na sequência, Flávio Biancardi - Agente Regional de Programas Institucionais do Instituto Água e Terra (IAT) - , também informou que foi apresentado um projeto junta  a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, com o objetivo de buscar a parceria. Durante sua explanação, ele destacou que o Secretário, Márcio Nunes, acolheu o projeto que, agora, passará pelos processos documentais . No projeto consta o pedido de viabilização de recursos para a aquisição do Barracão, além de equipamentos como prensa, esteira, e demais instrumentos necessários. A informação deixou os trabalhadores da associação bastante contentes. O Colégio ECEL também esteve presente no ato, representado pela Diretora Geral, Professora Joelma Almeida.  A instituição somou-se ao Rotary Club, com doações.