Notícias

Home / Cidade / Notícias

Os professores e gestores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Itambaracá estão dando um show de dedicação na formulação das estratégias de comunicação com os alunos e famílias. Em tempos de pandemia e de distanciamento social, buscar alternativas afirmativas têm sido um grande desafio para professores em todo o mundo. Além do processo de produção das atividades, que são retiradas periodicamente pelos pais nas instituições de ensino e depois devolvidas para as correções, muitos deles estão fomentando o uso de ferramentas de mídias, o que tem dinamizado, bastante, o processo de ensino e e aprendizagem. São vídeos gravados, encontros virtuais pelo google meet, entre outras alternativas os quais os professores e gestores estão encontrando para levar conhecimentos.  

Da Educação Infantil, ao Ensino Fundamental I – público alvo da educação municipal -, a atenção dos professores tem sido determinante. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Gilmara Ferreira, tem sido emocionante e surpreendente as tão dinâmicas formas que os professores tem buscado aplicar em suas práticas docentes, o que, segundo ela, consolida ainda mais a convicção do amor e da dedicação que todos os professores da rede direcionam neste momento de dificuldades. O carinho e a atenção fica expressa nas atividades elaboradas e nas comunicações estabelecidas para o feedback. Os alunos do 3 ano da Escola Municipal João Paulo II, por exemplo, além de receberem os pacotes das atividades, também receberam um Kit de proteção contra o Covid, contendo, inclusive, uma toalha de mão referente ao “Projeto PUFV – Quem Ama Cuida” – outra importante ação social e educativa desenvolvida na escola e coordenada pela Professora Sueli Célia Araújo-.  

Na primeira entrega das atividades, os alunos receberam, junto ao pacote, uma máscara. Depois, álcool em gel; agora, a toalhinha. O projeto, desenvolvido nesta escola, segundo as professoras organizadoras, teve como objetivo orientar as famílias sobre as formas de  cuidados e prevenção; fornecer material de higiene para tais cuidados; incentivar os alunos e pais no cumprimento de suas responsabilidades com relação a retirada , realização e entrega das atividades, instigando, assim, a parceria entre família e escola. Este projeto, além das professoras e gestoras, contou, também, com a parceria de colaboradores. Os resultados têm sido muito importantes. Esta e outras ações estão ocorrendo com significativo êxito na educação do município, sendo registrado e documentado, para servirem, também, de referencia para futuros projetos pedagógicos.