Notícias

Home / Cidade / Notícias

O planejamento estratégico da Prefeitura Municipal de Itambaracá, através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, de apoio aos agricultores da cidade tem se tornado uma referência pela ampla mobilização. O trabalho da equipe coordenada pelo secretário André Luciano Tostes (Galeguinho) tem permeado por várias frentes, simultaneamente, articulando parcerias, cumprindo agendas de atendimentos, ajustando estradas rurais para facilitar o escoamento de produções, além de dialogar com os moradores do campo, ouvindo-os e os atendendo. Esta mobilização de toda a equipe está gerando resultado afirmativos, mesmo com dificuldades herdadas em início de nova gestão.   

O secretário destacou que muitas tem sido as ações já realizadas em atendimento a população: “Nesses mais de 80 dias de trabalhos, a Secretaria junto com sua equipe em meios de muitas dificuldades devido a manutenção de maquinas, chuvas, entende que tem conseguido avançar com muitas ações de trabalhos que envolveram toda sua equipe, que tem vestido a camisa em prol ao desenvolvimento do município junto aos nossos empreendedores Rurais”, destacou.  

De acordo com ele, entre estas ações, estão: Alisamento de todas as estradas rurais do município para escoamento da safra; compactação de trechos de cascalhos no Bairro Alegria, Água do Cedro, estrada da pedra Branca ligando ao distrito do Raul Marinho, adequação do trecho da estrada ligando Bairro 45 até Água dos Patos, com o objetivo de preservação, ajustes técnicos e planejamento, para facilitar o translado de transporte do lixo do município. Além disso, simultaneamente, a realização de ações de manutenção semanal, realização de caixas de retenção de águas na estrada Água da Alegria , Aguinha, e distribuição de cascalho adquirido pelos próprios empreendedores, roçagem no campo municipal e dos distritos de São Joaquim do Pontal e Raul Marinho. “ Estamos fazendo vários atendimentos junto ao homem do campo nas ações de desenvolvimento e apoio total aos nossos amigos Empreendedores Rurais. 

A equipe chegou até a dar um nome para esta mobilização simultânea de ações: Família Agro, unindo o poder público, os agricultores, e todos os interessados em ajudar a tornar efetiva a política de agricultura e meio ambiente. 
Prospecções 

Para os próximos dias os desafios serão ainda maiores. Há uma série de prospecções, segundo o Secretário, elencadas na relação de atendimentos. “ Com a equipe cada vez mais comprometida em executar as ações com bastante eficácia e sustentabilidade, nosso planejamento é:  concluir o empedramento no Bairro Belo Vista, Raul Marinho, término de compactação do trecho de pedra que liga Pesqueiro Pica Pau até a Igreja do Bairro Pedra Branca, plano de ação emergencial do trecho da estrada em São Joaquim do Pontal,  sequência nos compromissos de ações na manutenção do lixão, dentre outras ações de atendimentos emergenciais e necessários”, disse.