COMUNICADO

Por falta de estoque, o Ministério da Saúde não tem enviado inseticidas utilizados no fumacê contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, Zika e Chikungunya para os estados e municípios.

Esta ação, embora muito cobrada pela população, tem efeito apenas momentâneo, pois elimina somente os mosquitos que estão no ar, tendo como alvo apenas os mosquitos adultos, não atingindo as larvas depositadas em água acumulada, portanto a ação mais importante é a eliminação dos criadouros do mosquito, que são água parada em pratos de vasos de plantas, pneus, copos plásticos, baldes, garrafas, piscinas, bacias, enfim qualquer objeto ou local que acumule água está suscetível para o Aedes depositar suas larvas e assim se proliferar.

Sendo assim, se não tivermos o apoio da população para dedicar ao menos 10 minutos por semana para eliminação desses criadouros, dificilmente conseguiremos reduzir o número de casos de Dengue no município.

Contamos com a colaboração de todos!

Prefeitura Municipal de Itambaracá

Secretaria Municipal De Saúde