Notícias

Home / Cidade / Notícias

Um espaço para a integração comunitária, manifestações culturais, formação social, memória e lazer, começa a ser operacionalizado em Itambaracá. Nesta última semana, a Prefeita Mônica Zambon recebeu a visita do representante da REGOV / CAIXA – Londrina, o engenheiro Antonio Ricardo Rossi Garcia, para apresentação e análise do projeto do Centro Cultural de Itambaracá. O encontro também contou com a presença da engenheira civil Milayne Gonçalves Franco, que atua, hoje, como Diretora do Departamento de Serviços Públicos e Obras. Ela é a responsável pela elaboração da estrutura do projeto. A Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Ana Claudia Cherubim, também esteve presente.   

Milayne destacou que a obra do Centro Cultural – onde hoje é o Clube Jaborandi -, proporcionará ampla reforma no espaço, com infraestrutura moderna e muito mais conforto à população. O valor do projeto é de R$ 573 mil, conquistado ao município em 2019, graças à uma emenda parlamentar do deputado federal Alex Canziane e articulação da gestão do ex-prefeito Carlos Cesar Carvalho. 

A Prefeita ressaltou a importância deste espaço para a implementação de projetos de democratização cultural, o que é um sonho para a comunidade, já que poderá proporcionar a integração e mobilização de várias estratégias voltadas à formação cultural dos cidadãos, principalmente de crianças e jovens que terão formações e acompanhamentos nas ações de políticas culturais.  

 

Reavivando ações culturais 

A Prefeita informou que a área da Cultura terá um grande salto no município, com a oferta de novos projetos, Oficinas, levantamento do diagnósticos dos artistas da cidade e plano de apoio à economia criativa voltada à arte. Mas não é só isso. O município também vai reativar a Biblioteca Municipal – inclusive com espaço de telecentro, com formação profissionalizante -. 

Outra iniciativa importante na área da cultura é a organização do Conselho Municipal de Cultura, o fomento do Plano de Ação Cultural e a criação do Museu de Itambaracá, que irá apresentar as memórias e registros da história da cidade.