Notícias

Home / Cidade / Notícias

Nos últimos sete meses com um aumento de 532% no Indicador Sintético Final (ISF) do Programa Previne Brasil, o município de Itambaracá subiu 124 posições no ranking paranaense. O programa foi instituído pelo Ministério da Saúde, pela Portaria GM/MS nº2.979 de 12 de novembro de 2019, e desde então avalia as cidades brasileiras em relação a alguns indicadores de saúde.

A partir destes resultados quadrimestrais, é realizada uma classificação e os cálculos dos repasses financeiros do ministério da Saúde para financiamento do custeio da atenção primária em saúde.

De acordo com a avaliação mais atual do Programa, o município de Itambaracá aparece em posição de destaque entre os municípios paranaenses, com nota do ISF de 8,2.

A iniciativa sanitária monitora sete indicadores de saúde relacionados à saúde pré-natal, saúde da mulher, saúde infantil, além de dados relacionados ao acompanhamento e tratamento de pacientes com doenças crônicas (hipertensão arterial sistêmica e diabetes).

O cenário atual é muito satisfatório para a equipe de assistência a saúde, quem vêm trabalhando incansavelmente nos últimos meses, para que este resultado fosse atingido. Tudo que foi conquistado mostra que estamos no caminho certo!

O programa analisa dados processados retirados das fichas de atendimentos aos usuários do Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC, preenchidas por todos os membros das equipes de atenção básica, e enviados regularmente ao Ministério da Saúde pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica - SISAB.